3.1.23

Relato de parto: Liam chegou no Dia dos Pais


Comecei a escrever o meu relato de parto logo após o nascimento do Liam, no entanto a correria da maternidade foi tanta que só agora, 4 meses depois, consegui finalizar para compartilhar com vocês. Sempre tive o sonho de me tornar mãe, entretanto o medo do parto sempre existiu e a primeira coisa que pensei quando descobri que estava grávida foi: "Ferrou! Tem um bebê crescendo dentro de mim e de alguma forma ele tem que sair!" kkk. 


Não sei se por influência da minha mãe, que teve quatro filhos e todos de parto normal, o meu desejo sempre foi por essa via de parto. Me lembro de chegar no hospital para visitá-la quando minha irmã nasceu e encontrá-la no corredor, de banho tomando, cabelos lavados, com uma roupa bonita e com o clássico batom vermelho, nem parecia que tinha acabado de dar à luz. Conversando com a minha obstetra, a Dra. Laís Amorim, disse a ela que meu desejo era por um parto normal, mas que caberia a Deus definir qual seria a via de parto, pois para mim o mais importante era sair do hospital com o meu filho nos braços.  



Tive uma gestação supertranquila, não tive enjoos ou grandes desconfortos, trabalhei até o último instante, pratiquei atividade física, fiz suplementação de vitaminas, fisioterapia pélvica, os exames sempre estavam normais. Ou seja, no que dependia de mim estava tudo certo para um parto normal, só tinha um detalhe importante o Liam estava sentado pensando na vida e a data prevista para o parto estava cada vez mais próxima, o que me fez pensar cada vez mais na tão temida cesárea. E é isso, fazemos planos e nem sempre os nossos planos sãos os mesmos de Deus, não é mesmo?! Mesmo assim, os planos Dele são perfeitos. 


No sábado, véspera do Dia dos Pais, meu esposo e eu estávamos indo dormir e eu virei para ele e disse o seguinte: “Amor, não comprei seu presente de Dia dos Pais, porque seu presente está aqui dentro da minha barriga e acho que ele vai chegar um pouco atrasado, mesmo assim será o seu presente, ok?” Ele riu, demos boa noite e fomos dormir, às 2h da madrugada levantei para fazer xixi e voltei para a cama, quando deitei a bolsa estourou. A sensação era de uma bexiga cheia de água estourando dentro de mim, na hora eu falei: “Meu bem, acho que minha bolsa estourou”, o Weliton levantou da cama tão depressa que quase bateu no teto (kkkk), ele já levantou praticamente vestido e disse: “Bora para o hospital”, tentei ligar para a minha médica, mas deu caixa postal, liguei então no hospital, expliquei o que estava acontecendo e queria saber qual seria o próximo passo e me mandaram ir direto para o hospital. 



Ahh... um detalhe importante antes da gente continuar. Como a data prevista para o parto era 27 de agosto, no final de julho o Weliton e eu resolvemos reformar nossa casa para recebermos o nosso filho, dois doidos, neh?! A casa ficou pronta na sexta-feira dia 12 de agosto e a minha bolsa estourou na madrugada do dia 14 de agosto e eu ainda não tinha arrumado as malas de maternidade. 


Enfim, resolvi tomar um banho correndo antes de ir ao hospital, achando que todo o líquido tinha saído (coitada kkk, só que não), sai do banho vesti uma camisola e fomos pro quarto do Liam colocar as coisas dele na mala, fui colocando tudo o que vi pela frente e corremos para o Hospital Santa Helena. O louco nessa história toda é eu não senti nenhuma contração ou algum tipo de dor, a bolsa simplesmente estourou, então estávamos calmos, ansiosos claro, com a chegada do nosso filho. 



Chegando no hospital, como não tinha conseguido falar com a minha obstetra, as meninas da recepção haviam entrado em contato com o obstetra de plantão Dr. Gilmar e também conseguiram acionar a minha obstetra, Dra. Laís. E só digo uma coisa, Deus é mesmo muito perfeito, neh?! Ele sabia do meu medo do parto, então a bolsa estourou, não cheguei a ficar ansiosa para marcar o parto, simplesmente aconteceu. E para me sentir ainda mais segura, teriam dois obstetras no meu parto. 


Pra mim, momento mais agoniante foi o trajeto do pronto socorro à sala de parto, porque até aquele instante nunca havia entrado em um centro cirúrgico. Fiquei bastante ansiosa e assim que me sentei na mesa de cirurgia, o Weliton chegou para me acompanhar. O ambiente estava super descontraído, todos brincando com o fato de terem acordado de madrugada no Dia dos Pais para o nascimento do Liam nascer no Dia dos Pais. Nesse momento o anestesista começou a aplicar a anestesia, segundo o Weliton foram 3 injeções enormes, que ele ficou com dó de mim. Esse foi o primeiro momento em que senti dor, doía tanto não consegui segurar as lágrimas. Nunca vou me esquecer da enfermeira, que segurou forte as minhas mãos, encostou a sua cabeça na minha e começou a falar coisas para me acalmar. Nathalia você foi um anjo. 



O efeito da anestesia foi tão rápido, que quando deitei na cama já comecei a me sentir enjoada e meio sonolenta, mas logo me acamei porque o Weliton segurou a minha mão e colocou uma música relaxante. O Liam nasceu em uma manhã de domingo, às 3:38h do dia 14 de agosto de 2022, no Dia dos Pais e no aniversário do titio e padrinho João Paulo. O parto foi supertranquilo, não senti absolutamente nada. Chorei tanto quando ouvi o choro dele pela primeira vez, nem sei como explicar o sentimento que senti. Depois de me fechar a Dra. me disse que ele estava com duas voltas do cordão umbilical no pescoço e que não precisava me preocupar. Depois disso foi tudo muito rápido, logo chegamos no quarto e foi só aí que ligamos para os nossos pais para contar a novidade. 


Sei que o relato ficou um tanto quanto extenso, tentei resumir sem deixar de fora nenhum detalhe importante. Se você chegou até aqui muito obrigada! 



Vale ressaltar que não existe gestação ou parto iguais, cada pessoa vive esse momento de forma diferente, então me diz aí, como foi o seu parto, quais são as suas expectativas ou dúvidas sobre o assunto? Vamos conversar e trocar experiências! 

8 comments:

  1. eu lendo isso com olho cheio d’água 🥺🥺🥺🥺🤍

    ResponderExcluir
  2. Aí Aninha que textão maravilhoso!!!! Vcs são abençoados 🙏♥️ Que Deus esteja sempre presente na vida de vcs🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Lindo relato. Que Deus continue abençoando vocês! 🙏

    ResponderExcluir